Os dentinhos do meu Bebê

 

Dental AlbumOlá Mamãe, eu sou o Bicho Papão, e hoje resolvi dar algumas dicas sobre a higiene bucal do seu bebê. Mas afinal, você já se perguntou como é o processo de desenvolvimento da arcada dentária de um ser humano? É curioso, mas a dentição de um bebê se inicia muito antes do que as pessoas imaginam. Com 11 semanas de gestação começam a se formar os botões dentários, o que no futuro serão os dentinhos do bebê. Demais né?!

Após o nascimento é importante que as mamães façam a higienização em seus bebês mesmo ainda não tendo os dentinhos. Como assim? Pois é, de acordo com a cirurgiã dentista Juliana Santos de Nadai esse processo de higiene é fundamental para a saúde do bebê.

Mas de que forma fazemos isso? É simples, explica Juliana. “Após a mamada a mamãe deve colocar uma gaze molhada em volta do dedo indicador e massagear a gengiva do bebê. Garantindo assim que a higiene seja realizada de forma segura e saudável ao seu filho”.

Esse processo deve ser repetido diariamente até que os dentinhos comecem a erupcionar. Isso geralmente acontece quando o bebê tem por volta de 5 meses de idade.

“Quando os primeiros dentinhos começam a despontar, o que varia de criança para criança, pois umas iniciam mais cedo do que outras, a higienização passa a ser feita com escova de dentes indicada para a faixa etária.

Juliana não recomenda uso de creme dental com flúor para os pequenos. “Eu não recomendo uso de pasta fluoretada para meus pacientes, porque geralmente as crianças até os dois anos de idade ainda não tem o reflexo de cuspir, então elas acabam engolindo o creme. E quando ingerido em excesso pode ocasionar fluorose, que são manchinhas brancas nos dentes.”

No mercado existem muitos cremes dentais infantis e esses produtos não contém flúor, mas é bom as mamães ficarem ligadas.

Quando os dentes permanentes começam a nascer, o que pode ocorrer a partir dos 5 anos de idade da criança os pais geralmente contam a seus filhos a lenda da fada do dente. A criança coloca o dente de leite embaixo do travesseiro e durante a madrugada a Fadinha deixa uma moeda em troca do dentinho. Essa lenda encoraja as crianças a tirarem os dentes de leite que muitas vezes ficam bem moles e os pequenos tem medo de tirar.

Mas e ai? Quando a lenda da Fadinha não cola? Boa pergunta né?!

Eu vou dar uma dica especial para vocês:

Nas Lojas Bicho Papão vocês encontram o Dental Álbum. Um estojinho super maneiro onde as crianças vão guardar com todo amor e carinho seus dentinhos. Legal né?!

Ihhh agora o Bicho Papão ficou curioso, me contem o que vocês fazem com os dentinhos dos seus filhos?

 

 

Dental Álbum – Disponível nas Lojas Bicho Papão de São Paulo, Campinas e Sorocaba .

29/08/2016

Lojas Bicho Papão
Lojas Bicho Papão

1 thought on “Os dentinhos do meu Bebê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *